Final do Concurso de Leitura Escolar e Municipal
- becremurca123
- 3 de jun.
- 2 min de leitura
No passado dia 27 de maio, pelas 14h30, realizou-se, na Biblioteca Municipal, a final do Concurso de Leitura Escolar e Municipal , reunindo alunos do 1.º ciclo ao ensino secundário, num momento de celebração do livro e da leitura.
O concurso desenvolveu-se em duas fases: uma primeira fase escolar, que consistiu numa prova escrita, e uma fase final municipal, correspondente à prova oral de palco, realizada na Biblioteca Municipal. Para esta fase final, foram selecionados cinco alunos por cada nível de ensino, que demonstraram o seu empenho e gosto pela leitura.
Na final, os participantes realizaram a leitura expressiva de excertos e apresentaram a sua argumentação, com base nas mesmas obras trabalhadas na prova escrita, evidenciando competências ao nível da fluência leitora, expressividade e capacidade crítica.
A sessão contou também com a presença de professores, famílias e encarregados de educação, que acompanharam e apoiaram os alunos ao longo desta iniciativa. O evento integrou ainda um momento musical proporcionado por elementos da Orquestra Energia, bem como um coffee break a meio da tarde, que promoveu o convívio entre todos os participantes e a comunidade educativa.
O júri, constituído por representantes de várias entidades educativas e institucionais, avaliou os concorrentes tendo em conta critérios como a fluência leitora, a capacidade discursiva, a argumentação e a riqueza vocabular.
Após deliberação, foram divulgados os vencedores:
1.º Ciclo: 1.º lugar – Noa Cruz; 2.º lugar – Rodrigo Azevedo e 3.º lugar – Duarte Santos.
2.º Ciclo: 1.º lugar – Carolina Medeiros; 2.º lugar (ex aequo) – Santiago Rodrigues e Luísa Marques e 3.º lugar – Afonso Santos.
3.º Ciclo: 1.º lugar – Maria Teresa Alves; 2.º lugar – Joana Santos e 3.º lugar – Tiago Silva.
Ensino Secundário: 1.º lugar – Leonor Henrique; 2.º lugar – Leonor Azevedo e 3.º lugar – Margarida Augusto.
Todos os participantes receberam um certificado de finalista, reconhecendo o seu empenho e dedicação. Os alunos vencedores foram distinguidos com certificados de 1.º, 2.º e 3.º lugar, bem como com vouchers da FNAC, oferecidos pelo Município.
A iniciativa destacou-se pela qualidade das prestações e pelo entusiasmo demonstrado pelos alunos, constituindo um importante contributo para a promoção da leitura e do gosto pelos livros no seio da comunidade educativa.
Parabéns a todos os alunos participantes, aos professores, às famílias, ao júri e a todos os envolvidos na organização deste evento, que contribuíram para o sucesso de mais uma edição do Concurso Municipal de Leitura.













Comentários