top of page

Final do Concurso de Leitura Escolar e Municipal

  • becremurca123
  • 3 de jun.
  • 2 min de leitura

No passado dia 27 de maio, pelas 14h30, realizou-se, na Biblioteca Municipal, a final do Concurso de Leitura Escolar e  Municipal , reunindo alunos do 1.º ciclo ao ensino secundário, num momento de celebração do livro e da leitura.

O concurso desenvolveu-se em duas fases: uma primeira fase escolar, que consistiu numa prova escrita, e uma fase final municipal, correspondente à prova oral de palco, realizada na Biblioteca Municipal. Para esta fase final, foram selecionados cinco alunos por cada nível de ensino, que demonstraram o seu empenho e gosto pela leitura.

Na final, os participantes realizaram a leitura expressiva de excertos e apresentaram a sua argumentação, com base nas mesmas obras trabalhadas na prova escrita, evidenciando competências ao nível da fluência leitora, expressividade e capacidade crítica.

A sessão contou também com a presença de professores, famílias e encarregados de educação, que acompanharam e apoiaram os alunos ao longo desta iniciativa. O evento integrou ainda um momento musical proporcionado por elementos da Orquestra Energia, bem como um coffee break a meio da tarde, que promoveu o convívio entre todos os participantes e a comunidade educativa.

O júri, constituído por representantes de várias entidades educativas e institucionais, avaliou os concorrentes tendo em conta critérios como a fluência leitora, a capacidade discursiva, a argumentação e a riqueza vocabular.

Após deliberação, foram divulgados os vencedores:

1.º Ciclo: 1.º lugar – Noa Cruz; 2.º lugar – Rodrigo Azevedo e 3.º lugar – Duarte Santos.

2.º Ciclo: 1.º lugar – Carolina Medeiros; 2.º lugar (ex aequo) – Santiago Rodrigues e Luísa Marques e 3.º lugar – Afonso Santos.

3.º Ciclo: 1.º lugar – Maria Teresa Alves; 2.º lugar – Joana Santos e 3.º lugar – Tiago Silva.

Ensino Secundário: 1.º lugar – Leonor Henrique; 2.º lugar – Leonor Azevedo e 3.º lugar – Margarida Augusto.

Todos os participantes receberam um certificado de finalista, reconhecendo o seu empenho e dedicação. Os alunos vencedores foram distinguidos com certificados de 1.º, 2.º e 3.º lugar, bem como com vouchers da FNAC, oferecidos pelo Município.

A iniciativa destacou-se pela qualidade das prestações e pelo entusiasmo demonstrado pelos alunos, constituindo um importante contributo para a promoção da leitura e do gosto pelos livros no seio da comunidade educativa.

Parabéns a todos os alunos participantes, aos professores, às famílias, ao júri e a todos os envolvidos na organização deste evento, que contribuíram para o sucesso de mais uma edição do Concurso Municipal de Leitura.

Comentários


  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page